A deputada federal e presidente estadual do Partido da República (PR), Maria Gorete Pereira, é natural de Juazeiro do Norte/CE, onde nasceu a 10 de abril. Líder política, encontra-se no quarto mandato consecutivo na Câmara dos Deputados, onde ocupa diversas e importantes atividades parlamentares, sempre se destacando na defesa da saúde, dos direitos da mulher, do idoso, da criança e do adolescente e dos portadores de necessidades especiais, sendo conhecida como “Deputada Federal do Social”.

Entre ações importantes, destacam-se a luta por recursos federais para obras estruturantes no Ceará e a defesa do Estado e do Nordeste, além da implementação de projetos importantes para o desenvolvimento econômico-social do país. Relatou várias medidas provisórias, destinando recursos da Timemania para entidades filantrópicas de saúde; reestruturando mais de 40 carreiras federais e aprovando recursos para defesa civil e atendimento às vítimas de desastres naturais nas Regiões Norte e Nordeste, dentre outros.

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em 1976, e com Pós- Graduação na área de Tecnologia Educacional na referida Universidade, em 1981. As experiências como professora da UNIFOR (1976 a 2002), como fisioterapeuta das secretarias de Saúde de Fortaleza (1981-2002), e do Estado do Ceará (1985-2000) e como presidente do Sindicato de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (1979 a 1985) a fortaleceram nos embates políticos.

No início da década de 1980 iniciou atuação partidária, filiando-se ao Partido da Frente Liberal (PFL), hoje Partido da República. Em 1988, elegeu-se vereadora de Fortaleza. O seu primeiro mandato foi reconhecido pelas comunidades carentes da cidade, que, em 1992, a reelegeram para o segundo mandato, permanecendo na Câmara dos Vereadores somente por dois anos. Em 1994 foi eleita deputada estadual, cargo que ocupou até 2002.

Em 2003, Gorete alçou novos voos. Determinada e com o compromisso de lutar pelo povo cearense, disputou vaga na Câmara Federal, logrando êxito em seu pleito. Os 30 anos de atividade parlamentar não esmoreceu seu ânimo e destemor em defender as causas sociais.

Galeria